segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UMA ESCOLA DIFERENTE


             Não há dúvidas de que a Escola Bíblica Dominical é uma Escola diferente! Criada há 231 anos na cidade de Gloucester, sul da Inglaterra, pelo jornalista episcopal Robert Raikes (1735-1811). Normalmente, atribui-se à “escolinha” de Raikes (1780) o início do que hoje denominamos de Escola Bíblica Dominical.
            No início, Robert Raikes pretendia, a partir de um profundo compromisso confessional, atender crianças em situação de vulnerabilidade social (crianças socialmente exploradas nas minas de carvão de segunda a sábado), oferecendo-lhes ensino das disciplinas seculares (matemática, história e a língua vernácula), além do ensino religioso. A intenção inicial era profundamente motivada por um desejo social de ser diferente e de fazer a diferença.
            A iniciativa de Raikes foi um grande e abençoado sucesso e recebeu total apoio de muitas Igrejas, principalmente entre os Metodistas e, já em 1788 a Escola Bíblica Dominical possuía, só na Inglaterra, mais de 250 mil alunos matriculados.


            Rapidamente a Escola Bíblica Dominical chegou aos Estados Unidos da América, onde passou a existir na maioria das Igrejas e se tornou extremamente forte desenvolvendo um conteúdo curricular essencialmente Bíblico, objetivando prioritariamente a aprendizagem da Palavra de Deus, a edificação espiritual, o discipulado, a integração e a evangelização. Certamente, a EBD foi uma das ferramentas que Deus mais usou para a eclosão do grande avivamento e da expansão missionária americana no século XIX.
            Como resultado do grande avivamento do século XIX, o Evangelho de Jesus Cristo chegou ao Brasil e, com ele, a Escola Bíblica Dominical.
            Segundo o Professor, Rev. Dr. Herminsten Maia, a primeira Escola Dominical no Brasil dirigida em português, foi organizada no dia 01 de maio de 1836 pelo Rev. Fountain E. Pitts, missionário da Sociedade Missionária da Igreja Metodista Episcopal (IME), o qual consignou o seguinte relato: “[...] Conseguimos organizar uma escola dominical, denominada Escola Dominical Missionária Sul-Americana, auxiliar da União das Escolas Dominicais da Igreja Metodista Episcopal [...] Mais de 40 crianças e jovens se tornaram interessados nela [...] Está dividida em oito classes com quatro professores e quatro professoras. Nós nos reunimos às 16h30min aos domingos. Temos duas classes de pretos, uma fala inglês, a outra português. Atualmente parecem muito interessados e ansiosos por aprender [...]”.
            A partir do Rev. Pitts, em 1836, a Escola Bíblica Dominical ganha raízes com o Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888 – Missionário Congregacional – 1ª EBD 19/08/1855), e se consolida com o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867 – Missionário Pioneiro Presbiteriano - 1ª EBD 22/04/1860) e não parou mais de crescer, sendo na realidade, o grande instrumento de Deus para a expansão e consolidação da Igreja Evangélica no Brasil.
            Sabemos que a grande proposta e alvo do cristianismo é a formação do caráter de Cristo nas pessoas, transformando-as em verdadeiros cristãos, preparados para serem diferentes e para fazerem a diferença, a despeito da indiferença circundante. E, nesse sentido, a Escola Bíblica Dominical, com uma proposta comprometida com Deus e a Sua Palavra, objetivando despertar nos alunos o amor e o comprometimento incondicional com a busca da verdade, estimulando-os a viver um cristianismo prático, por meio de posicionamentos claros e objetivos, em nada negociando os princípios eternos da Palavra de Deus, certamente, se reveste de incomparável relevância e indispensabilidade.
            Especialmente em nossos dias, uma Igreja que pretende “anunciar todos os desígnios de Deus” e ser relevante em seu tempo, não poderá dispensar os benefícios da EBD. Como diz a Bíblia, não tenho dúvidas de que o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”, bem como, que todos os homens, de todos os lugares, precisam conhecê-lo em sua totalidade e, compete à Igreja fazê-lo conhecido (Oséias 6:3). “À Igreja cabe a responsabilidade intransferível de pregar o Evangelho a toda criatura”.
            Por esse e outros motivos, a Escola Bíblica Dominical se torna diferente de todas as demais escolas. Nela temos o nosso caráter transformado e fundamentado pela conformação com o caráter de Cristo e somos formados para o presente e para o futuro, ou seja, o que aprendemos na EBD marcará a nossa existência por toda a eternidade.
            Assim, na Escola Dominical, a Escola Diferente das outras, aprendemos lições importantes que as outras Escolas não ensinam. Por isso, vale a pena frequentar a Escola Bíblica todos os domingos, onde o livro texto é a Palavra de Deus, que contém as verdades que se aplicam a toda a nossa vida, durante toda a nossa existência. Sem conhecer e praticar essas verdades, nossa vida perderá o significado, por mais que aprendamos em outros lugares e por mais bem sucedidos que sejamos em outras áreas.
            Neste sentido, a Escola Dominical é única. Não há outra igual!
            Seja aluno da Escola Bíblica Dominical, usufrua dessa grande bênção. Matricule-se!
Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá


Nenhum comentário:

Postar um comentário