quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Relatório da EBD 2011



Neste ano de 2011 tivemos pela frente o desafio do PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA EBD, dentro de um novo contexto estabelecido pelo Conselho da Igreja e segundo as diretrizes do novo trabalho pastoral que está sendo realizado. Sabemos que ainda há um longo trabalho pela frente e que 2011 foi apenas uma primeira fase de todo um processo que pensa a Educação Cristã da Igreja como um todo e essencial para a sua maturidade e a Escola Dominical como uma ferramenta imprescindível para o pastoreio e ensino do rebanho. Neste sentido, fazemos os seguintes destaques:

         PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E REALIZAÇÕES
        
ü  A EBD conta com 15 turmas distribuídas tanto por faixa etária quanto por temas de interesse;
ü  A média de alunos matriculados durante o ano é de 450 alunos;
ü  Todo o material didático utilizado é exclusivo da Editora Cultura Cristã (Casa Editora Presbiteriana);
ü  Reorganização das salas e levantamento de materiais didáticos existentes (encontramos muito material com data de validade vencida, sem uso e sem controle nas salas). Para evitar este tipo de desperdício, passamos a centralizar as compras na superintendência e na administração da Igreja.
ü  No mês de outubro a EBD passou a ser realizada nas dependências do novo templo;

         DESAFIOS

ü  Montar uma equipe qualificada para trabalhar tanto na docência como no apoio administrativo;
ü  Criar no âmbito da Igreja o hábito da frequência na Escola Dominical, principalmente no que se refere às crianças;
ü  Desenvolver nos alunos já matriculados o compromisso para com a Escola Dominical, no que se refere a frequência, estudo e assiduidade.
ü  Elaborar um currículo que integre as salas entre si e a Escola Dominical ao ministério geral da Igreja;

         OBJETIVOS

ü  Fazer da Escola Dominical um espaço de treinamento e capacitação dos membros da Igreja de modo à atender a demanda dos ministérios e demais atividades da Igreja;
ü  Promover o ensino e a edificação dos alunos visando a maturidade cristã e capacitação para serem sal da terra e luz do mundo.


         Cabe salientar também que a mudança do horário da EBD para as nove horas da manhã alterou significativamente de modo positivo a frequência do culto matutino. Também há de se observar que a EBD hoje é uma das principais portas de entrada de novos membros, potencial este que precisa ser explorado.
         Por fim, ainda que sinteticamente, estes são os principais pontos que deveriam ser destacados, sabendo que são grandes os nossos desafios, mas muito maiores as oportunidades que se configuram diante de nós.
         Externando a gratidão pelo trabalho a nós confiado e pelo apoio durante o ano de 2011, rogamos as bênçãos de Deus sobre a vida deste Conselho nos cuidados do rebanho de Deus que a nós foi dado.

         Fraternalmente em Cristo

            Rev. Sérgio Ribeiro Santos
         Sup. Escola Bíblica Dominical da IPC


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escola Bíblia Dominical - Novo Templo.

A Escola Bíblica Dominical já está funcionando no Novo Templo.
Veja a seguir algumas fotos da inauguração das aulas no Novo Templo.