segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UMA ESCOLA DIFERENTE


             Não há dúvidas de que a Escola Bíblica Dominical é uma Escola diferente! Criada há 231 anos na cidade de Gloucester, sul da Inglaterra, pelo jornalista episcopal Robert Raikes (1735-1811). Normalmente, atribui-se à “escolinha” de Raikes (1780) o início do que hoje denominamos de Escola Bíblica Dominical.
            No início, Robert Raikes pretendia, a partir de um profundo compromisso confessional, atender crianças em situação de vulnerabilidade social (crianças socialmente exploradas nas minas de carvão de segunda a sábado), oferecendo-lhes ensino das disciplinas seculares (matemática, história e a língua vernácula), além do ensino religioso. A intenção inicial era profundamente motivada por um desejo social de ser diferente e de fazer a diferença.
            A iniciativa de Raikes foi um grande e abençoado sucesso e recebeu total apoio de muitas Igrejas, principalmente entre os Metodistas e, já em 1788 a Escola Bíblica Dominical possuía, só na Inglaterra, mais de 250 mil alunos matriculados.


            Rapidamente a Escola Bíblica Dominical chegou aos Estados Unidos da América, onde passou a existir na maioria das Igrejas e se tornou extremamente forte desenvolvendo um conteúdo curricular essencialmente Bíblico, objetivando prioritariamente a aprendizagem da Palavra de Deus, a edificação espiritual, o discipulado, a integração e a evangelização. Certamente, a EBD foi uma das ferramentas que Deus mais usou para a eclosão do grande avivamento e da expansão missionária americana no século XIX.
            Como resultado do grande avivamento do século XIX, o Evangelho de Jesus Cristo chegou ao Brasil e, com ele, a Escola Bíblica Dominical.
            Segundo o Professor, Rev. Dr. Herminsten Maia, a primeira Escola Dominical no Brasil dirigida em português, foi organizada no dia 01 de maio de 1836 pelo Rev. Fountain E. Pitts, missionário da Sociedade Missionária da Igreja Metodista Episcopal (IME), o qual consignou o seguinte relato: “[...] Conseguimos organizar uma escola dominical, denominada Escola Dominical Missionária Sul-Americana, auxiliar da União das Escolas Dominicais da Igreja Metodista Episcopal [...] Mais de 40 crianças e jovens se tornaram interessados nela [...] Está dividida em oito classes com quatro professores e quatro professoras. Nós nos reunimos às 16h30min aos domingos. Temos duas classes de pretos, uma fala inglês, a outra português. Atualmente parecem muito interessados e ansiosos por aprender [...]”.
            A partir do Rev. Pitts, em 1836, a Escola Bíblica Dominical ganha raízes com o Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888 – Missionário Congregacional – 1ª EBD 19/08/1855), e se consolida com o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867 – Missionário Pioneiro Presbiteriano - 1ª EBD 22/04/1860) e não parou mais de crescer, sendo na realidade, o grande instrumento de Deus para a expansão e consolidação da Igreja Evangélica no Brasil.
            Sabemos que a grande proposta e alvo do cristianismo é a formação do caráter de Cristo nas pessoas, transformando-as em verdadeiros cristãos, preparados para serem diferentes e para fazerem a diferença, a despeito da indiferença circundante. E, nesse sentido, a Escola Bíblica Dominical, com uma proposta comprometida com Deus e a Sua Palavra, objetivando despertar nos alunos o amor e o comprometimento incondicional com a busca da verdade, estimulando-os a viver um cristianismo prático, por meio de posicionamentos claros e objetivos, em nada negociando os princípios eternos da Palavra de Deus, certamente, se reveste de incomparável relevância e indispensabilidade.
            Especialmente em nossos dias, uma Igreja que pretende “anunciar todos os desígnios de Deus” e ser relevante em seu tempo, não poderá dispensar os benefícios da EBD. Como diz a Bíblia, não tenho dúvidas de que o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”, bem como, que todos os homens, de todos os lugares, precisam conhecê-lo em sua totalidade e, compete à Igreja fazê-lo conhecido (Oséias 6:3). “À Igreja cabe a responsabilidade intransferível de pregar o Evangelho a toda criatura”.
            Por esse e outros motivos, a Escola Bíblica Dominical se torna diferente de todas as demais escolas. Nela temos o nosso caráter transformado e fundamentado pela conformação com o caráter de Cristo e somos formados para o presente e para o futuro, ou seja, o que aprendemos na EBD marcará a nossa existência por toda a eternidade.
            Assim, na Escola Dominical, a Escola Diferente das outras, aprendemos lições importantes que as outras Escolas não ensinam. Por isso, vale a pena frequentar a Escola Bíblica todos os domingos, onde o livro texto é a Palavra de Deus, que contém as verdades que se aplicam a toda a nossa vida, durante toda a nossa existência. Sem conhecer e praticar essas verdades, nossa vida perderá o significado, por mais que aprendamos em outros lugares e por mais bem sucedidos que sejamos em outras áreas.
            Neste sentido, a Escola Dominical é única. Não há outra igual!
            Seja aluno da Escola Bíblica Dominical, usufrua dessa grande bênção. Matricule-se!
Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conheça a Nova Escola Dominical


 A Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana de Cuiabá está se reestruturando para oferecer ensino de qualidade a todos os seus alunos. Dividida em quatro departamentos e apoiada num novo currículo, iniciaremos o ano letivo de 2011 no 3º domingo de fevereiro (dia 20), oferecendo no momento 16 de salas de aula, para você e sua família. Leia com atenção as opções disponíveis e os conteúdos que serão ministrados neste primeiro trimestre e faça já sua inscrição.

DEPARTAMENTO INFANTIL


Ø Berçário (0 à 2 anos): Uma classe com cuidado especial e direcionado para esta faixa etária para que os pais  participem tranquilamente tanto de suas classes na Escola Dominical quanto do culto.

Ø Primeiros Passos (3 e 4 anos): O tema desta classe seráO cuidado de Deus.O objetivo é fazer com que as crianças desde cedo identifiquem o cuidado de Deus expresso por meio da família, do alimento, da casa e da saúde, estimulando assim a gratidão e o reconhecimento.

Ø Firmando os Passos (5 e 6 anos): Princípios e valoresserá o material adotado nesta classe. A proposta é desenvolver na criança virtudes a partir do exemplo de personagens bíblicos, das parábolas e do livro de Provérbios.

Ø Mais que VencedoresKids I (7 anos): Neste trimestre os estudos desta classe estarão focados Na terra prometida. Nela o aluno aprenderá sobre as conquistas de Josué, o governo dos juízes e a história de Rute, observando assim que Deus cuida e zela do seu povo.

Ø Mais que Vencedores Kids II (8 e 9 anos): O currículo desta classe será o mesmo da Mais que Vencedores Kids I (7 anos).

Ø Mais que Vencedores Júnior (10 e 11 anos): Neste início de ano letivo, os juniores estudarão o materialVivendo para agradar a Deus. O enfoque está em conhecer o plano de Deus para nossa vida exposto nos dez mandamentos, entendendo que a obediência traz felicidade e harmonia.

DEPARTAMENTO DE ADOLESCENTES


Ø Adolescentes I (12 à 14 anos) – Consciente dos anseios e desafios característicos dessa fase da vida, a classe trabalhará com um material voltado para os principais dilemas na vida do adolescente, consolidando o seu conhecimento bíblico e desafiando-o a viver segundo os princípios cristãos. Neste primeiro trimestre, a revista a ser estudada, Vencendo a cada dia, tem por objetivo incentivar as práticas devocionais, tais como leitura da Bíblia, oração, confiança, perdão, desabafo, alegria, etc., a fim de que o aluno desenvolva sua vida cristã.

Ø Adolescentes II (15 à 17 anos) – Esta é uma idade em que o adolescente já começa a se preparar para a universidade e a ampliar o seu círculo de convivência, o que requer maturidade e compromisso cristão. A partir desta realidade, serão realizados estudos bíblicos com ênfase no caráter e no desafio de se viver um cristianismo autêntico. O primeiro tema a ser abordado é Compromisso, baseado no livroMeu coração o lar de Cristo.

DEPARTAMENTO DE JOVENS E ADULTOS


Ø Jovens (18-35) – Esta sala buscará atender principalmente a jovens solteiros, oferecendo excelente material a partir da série de estudos bíblicos de John Stott. Uma coleção de exposição de textos bíblicos em formato indutivo e prático. O primeiro livro a ser estudado será Atos dos Apóstolos, onde se observará o Espírito Santo em ação no crescimento da Igreja Primitiva.

Ø Adultos (35 em diante) – Esta tradicional classe que tem funcionado no interior do templo trabalhará a revista Expressão da Casa Editora Presbiteriana. O objetivo das aulas estará muito mais voltado para uma abordagem expositiva dos livros da Bíblia, aplicando-os sempre as necessidades diárias. A revista deste trimestre seráLevantam-se os profetas, com estudos bíblicos em Jonas, Amós, Oséias e Miquéias

DEPARTAMENTO TEMÁTICO


A Escola Dominical também terá um departamento tematizado que oferecerá cursos voltados exclusivamente para assuntos específicos conforme a demanda e as necessidades. No momento serão oferecidos cursos nas seguintes áreas:

Ø Introdutória I – Esta classe será a porta de entrada para todos os que desejarem se tornar membros da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. Tem por objetivo apresentar os princípios básicos do cristianismo aos novos convertidos.

Ø Introdutória II – Este curso será destinado tanto aos que concluíram a Classe Introdutória I quanto a crentes provenientes de outras igrejas evangélicas que desejam se tornar membros da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. Nela se estudarão principalmente a estrutura e o sistema de governo presbiterianos.

Ø Família – Um dos focos centrais no ministério da Igreja Presbiteriana de Cuiabá é a família, por isso uma classe voltada especificamente para este tema. Nesta classe serão abordados assuntos referentes ao relacionamento conjugal e criação de filhos, entre outros.

Ø Teologia do Cultoe Hinologia– Buscando dar um embasamento teológico aos membros da Igreja que estão envolvidos noMinistério de Música, Hinologia e Musicalização, esta classe estudará a relevância da música na Bíblia e na vida da Igreja, a teologia do culto bem como a formação do caráter cristão.

Ø Teologia Sistemática – Para os que desejam ampliar o seu conhecimento das verdades cristãs, esta classe se voltará para o estudo doutrinário, tendo por roteiro a Confissão de Fé da Igreja e a teologia reformada calvinista. No primeiro trimestre letivo de 2011 será estudada a doutrina da salvação, ou seja, soteriologia.


­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________


Conselho de Ensino da Igreja Presbiteriana de Cuiabá para 2011

Presidente do Conselho de Ensino: Rev. Marcos Antônio Serjo da Costa

Superintendente da Escola Dominical: Rev. Sérgio Ribeiro Santos

Vice-superintendente da Escola Dominical: Eduardo Graça

Secretária: Iara Salustiano

Coordenações de Departamentos: Daniela Coelho (infantil), Lívia Lopes (vice: infantil), Maricelma Mesquita (adolescentes), Samuel Richard (jovens e adultos), Eduardo Graça (temático).


Ficha de Matrícula

Imprima a sua ficha de matrícula e entregue na secretaria da Escola Dominical




FICHA DE MATRÍCULA




Nome completo: _____________________________
Data de nascimento: __________ Idade: __________
Endereço: __________________________________
Telefones: __________________________________
E-mail: _____________________________________

Para controle do Departamento Infantil

Nome dos pais ou responsáveis: _________________
Telefones para contato: ________________________
Possui algum tipo de alergia: ____________________
Qual: _______________________________________


Opções de cursos (marque um “x” ao lado da classe escolhida)

Infantil

Adolescentes

Jovens/Adultos

Temáticos









Berçário

12 à 14 anos

18 à 35 anos

Introdutória I

2 e 3

15 à 17 anos

35 em diante

Introdutória II

4 à 6 anos





Música

7 anos





Família

8 e 9 anos





Doutrinária

10 e 11 anos